QUADRILPATOLOGIAS DO QUADRIL

ARTROSE DO QUADRIL / COXARTROSE

Artrose do Quadril / Coxartrose

A Coxartrose ou a Artrose do Quadril é uma doença degenerativa, progressiva, debilitante, que afeta gradualmente a cartilagem da articulação causando dor e limitação de função.

Esse desgaste possui diversas causas como envelhecimento, lesões prévias no quadril, alterações morfológicas dos ossos, como as que ocorrem no Impacto Femoroacetabular, predisposição genética, atividades físicas de impacto repetitivo entre outras.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas de um modo geral, incluem dor, em especial na região inguinal, rigidez, redução da amplitude de movimentos, crepitação e estalidos.

Em estágios avançados a dor pode se tornar mais intensa e constante afetando significativamente a qualidade de vida.

O tratamento da coxartrose tem como objetivo aliviar a dor, melhorar a função articular e retardar a sua progressão e varia desde medidas conservadoras como fisioterapia, exercícios físicos, controle de peso e medicações até intervenções cirúrgicas como a Artroscopia do Quadril para correção das alterações morfológicas da articulação e a Artroplastia Total do Quadril que substitui a cartilagem desgastada por uma prótese e uma nova superfície de atrito.

IMPACTO FEMOROACETABULAR

Impacto Femoroacetabular

O Impacto Femoroacetabular, também chamado de Impacto do Quadril, é uma causa comum de dor nessa articulação especialmente em pacientes jovens.

Ele ocorre em decorrência de alterações no formato dos ossos que compõem o quadril levando a um contato anormal e causando dor e limitação de movimento.

As alterações morfológicas podem ser na transição da cabeça com o colo do fêmur, chamado de Impacto tipo CAME, no formato do acetábulo quando ocorre um aumento da cobertura da cabeça femoral, o Impacto tipo PINCER, sendo que normalmente essas alterações ocorrem simultaneamente.

O diagnóstico é realizado pela história e exame físico dos pacientes e com o auxílio de exames de imagem, em especial radiografias e ressonância magnética que mostrarão as alterações de formato e lesões iniciais de desgaste como a ruptura na transição do labrum com a cartilagem.

O tratamento inicial inclui fisioterapia, medicações, alterações nos exercícios físicos, mas para muitos pacientes o tratamento de escolha é a Artroscopia do Quadril através da qual é possível corrigir essas deformidades ósseas e reparar as lesões labrais.

O período de recuperação pode variar conforme o nível das lesões encontradas mas, em geral, é curto, necessitando poucos meses para uma recuperação completa.

LESÃO DO LABRUM

Lesão do Labrum

O labrum do quadril é um anel fibrocartilaginoso localizado no rebordo do acetábulo.

Ele atua como um amortecedor, distribuindo uniformemente as forças dentro da articulação e permitindo movimentos suaves. Também possui uma ação vedatória, ou seja, mantém a pressão do líquido sinovial dentro da articulação.

As principais causas das lesões do labrum são as alterações estruturais (morfológicas) encontradas no Impacto Femoroacetabular quando o contato anormal entre a cabeça femoral e o acetábulo geram forças de cisalhamento e rupturas na transição do labrum com a cartilagem.

Essas lesões são consideradas as lesões iniciais do desgaste do quadril.

Lesões do labrum também podem ocorrer em decorrência de traumas e por processo degenerativo.

Os sintomas incluem dor inguinal profunda, sensação de estalido e bloqueio dos movimentos, limitação da amplitude de movimento especialmente flexão e rotação interna.

A dor é agravada após longos períodos sentado, atividade física e movimentos repetitivos do quadril.

O diagnóstico é realizado pelo exame físico e por exames de imagem, especialmente a ressonância do quadril.

O tratamento inicial inclui fisioterapia, medicações e modificações de atividade física mas para muitos pacientes o tratamento definitivo será a artroscopia do quadril.

ARTROPLASTIA EQUALIDADE DE VIDA

A artrose do quadril, ou seja, o desgaste da cartilagem, pode impactar de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas causando dor, diminuição de mobilidade e limitações para a execução até mesmo de atividades do dia a dia.

A artrose é uma doença degenerativa e progressiva e o tratamento de escolha nos casos graves é a Artroplastia Total do Quadril, a substituição da cartilagem desgastada por uma prótese e uma nova superfície de atrito.

CONTINUE LENDO

FACILIDADE NO AGENDAMENTO

Você pode agendar sua consulta por telefone, WhatsApp ou online, através da plataforma Doctoralia.

Tudo para agilizar o seu atendimento.

FONE (51) 3333·9985 WHATSAPP (51) 98448·9168 TELECONSULTAS (51) 99359·1799 ONLINE DOCTORALIA